Lula e Janja deixam a Sapucaí após mais de oito horas no camarote da Prefeitura

Sob alerta de possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular, o Palácio do Planalto vetou a participação de ministros no desfile e o uso de verba pública para o evento

REUTERS/Tita Barros
Presidente Lula ao lado de sua esposa, Rosangela "Janja" da Silva, enquanto foliões da escola de samba Acadêmicos de Niterói se apresentam durante o Carnaval do Rio de Janeiro, em 15 de fevereiro de 2026 Foto: REUTERS/Tita Barros

Depois de mais de oito horas na Marquês de Sapucaí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o camarote da Prefeitura do Rio por volta das 4h53, ao lado da primeira-dama Janja da Silva. Ele chegou ao local às 20h25 para acompanhar a primeira noite de desfiles do Grupo Especial.

A primeira escola a cruzar a avenida foi a Acadêmicos de Niterói, que levou um enredo em homenagem ao presidente. Lula entrou e saiu sem falar com a imprensa, assim como ministros e autoridades que estiveram no camarote.

Entre os presentes estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de Estado, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O prefeito Eduardo Paes recebeu o presidente no espaço.

Circularam entre os convidados do presidente a atriz Denise Fraga, e Elisa Lucinda, e os atores Humberto Carrão, Silvero Pereira e Paulo Vieira, entre outros.

Sob alerta de possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular, o Palácio do Planalto vetou a participação de ministros no desfile e o uso de verba pública para o evento. Janja, que não exerce cargo público, foi liberada, mas apenas acompanhou o presidente como espectadora.

Lula ovacionado em camarote

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado pelo público na Marquês de Sapucaí, na noite deste domingo, 15, ao aparecer brevemente na fachada do camarote Rio Capital do Brasil, da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito da capital fluminense Eduardo Paes (PSD).

Aos gritos de ‘olê, olê, olá, Lula, Lula’, o petista foi recebido com aplausos no início do desfile da Acadêmicos de Niterói

Ele também acenou para o público do sambódromo do Rio minutos antes do início do desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que o homenageou neste ano.