Lula é desaprovado por 51,4% dos brasileiros, diz pesquisa

Lula Foto: Reprodução

Relatório Latam Pulse divulgado nesta terça-feira, dia 11, mostra que o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 51,4% dos brasileiros. Os que aprovam o governo do petista somam 45,9% e os que não souberam responderam foram 2,7%.

Ao todo, a pesquisa ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento mostra que a desaprovação de Lula está crescendo com o passar do ano.

Quando questionadas pela pesquisa sobre como avaliavam o governo do presidente, 46,5% das pessoas falaram que ele era ruim ou péssimo. 37,8% disseram que ele era ótimo ou bom. 15,6% afirmaram que era regular e 0,1% não souberam responder.

Em uma avaliação setorial, o desempenho do governo federal foi melhor avaliado na área de direitos humanos e igualdade racial, com 43% das pessoas dizendo que ele era ótimo. A área da Justiça e combate à corrupção foi a pior avaliada, com 45% das pessoas dizendo que o desempenho era péssimo.

A pesquisa também pediu para a população fazer um comparativo entre o governo de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com 48,5% dos entrevistados, o atual governo vem demonstrando um desempenho melhor do que o anterior. 45,8% das pessoas disseram que o governo era pior atualmente e 5,7% disse que ele era igual.

De acordo com a pesquisa, a população considera a criminalidade e o tráfico de drogas os maiores problemas do Brasil na atualidade. 57,8% citaram a situação como uma das mais problemáticas. Em seguida, vem a corrupção, com 49,4%. Depois, a economia e a inflação, com 29,1%.

O levantamento também perguntou para os entrevistados em quem eles votariam caso as eleições presidenciais fossem acontecer no próximo domingo e o cenário fosse o mesmo de 2022. De acordo com a pesquisa, Lula receberia 44% dos votos e Bolsonaro 40,6%.