Lula é culpado por tarifaço para 35% e Bolsonaro para 22%, diz Datafolha

Além do atual e do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro e Alexandre de Moraes também foram citados como possíveis culpados

Eduardo Carmim / SPP/Sipa USA/ Sipa USA via AP
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Eduardo Carmim / SPP/Sipa USA/ Sipa USA via AP

Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o principal culpado pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil.

Para 35% dos entrevistados, Lula é o grande responsável pelas medidas de Trump. A família Bolsonaro, que o governo petista tenta associar a culpa pelo tarifaço, aparece em seguida.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (17%), que afirmou que seguirá nos EUA em busca de mais sanções ao Brasil, totalizam 39% das citações.

Em quarto lugar, aparece o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, correspondendo a 15% dos entrevistados. Para 3% dos entrevistados, nenhum deles é culpado, enquanto 1% diz que os quatro são culpados. Outros 7% não sabem responder.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O impacto do tarifaço de Trump no Brasil

Na quarta-feira, 13, o presidente Lula divulgou uma medida provisória para ajudar os setores atingidos pelo tarifaço no Brasil. A iniciativa é uma resposta à novela que se arrasta há meses e começou quando Trump anunciou a taxação de mais de 50 países com uma taxa adicional de 40%, além da alíquota de 10% que já estava em vigor.