A aprovação do presidente Lula (PT) oscilou de 35 a 36%, segundo a mais nova pesquisa do Instituto Datafolha. Já a reprovação caiu de 33 para 31%, mas ainda dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O índice de brasileiros que consideram a atuação do governo “regular” passou de 30% para 31%.

Apesar dos resultados oscilarem dentro da margem de erro, há uma mudança na curva das pesquisas, que indicavam pioras nas avaliações do governo.

+ Lula cobra Padilha e líderes governistas por maior articulação: ‘Congresso se empoderou demais’

Na seara da economia, a expectativa é de melhora. Os que avaliam que o cenário será positivo estão em 40%. Já 28% preveem uma piora e 27% acham que tudo ficará igual. Em março, os números eram, respectivamente, 39%, 27% e 32%.

No entanto, de acordo com o levantamento, para 42% a situação econômica do País piorou nos últimos meses, enquanto 27% falaram em melhora. Sobre a sua própria situação econômica, 29% dizem ter visto melhora, enquanto 24% falam em piora.

O instituto ouviu 2.008 eleitores em 113 municípios brasileiros de 4 a 13 de junho. A margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos.