Lula diz que Trump escolheu ter relação com Bolsonaro, não com ‘povo brasileiro’

Lula e Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Luiz Inácio Lula da Silva, seu homólogo brasileiro Foto: Ricardo Stuckert/REUTERS/Montagem/IstoE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à emissora americana PBS, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, optou por ter uma relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e não com o povo brasileiro, e por isso nunca houve conversa entre os dois chefes de Estado.

Segundo o petista, todas as pessoas que o governo brasileiro procurou para negociar uma reversão das tarifas de 50% impostas sobre os produtos enviados aos EUA ouviam da Casa Branca que a decisão era política, não comercial.

Ao defender o processo judicial que condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Lula afirmou que o rito foi democrático e elogiado em todo o mundo. “Trump não pode colocar na mesa uma questão política quando estamos lidando com chefes de Estado“, afirmou.

+Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo são denunciados pela PGR por coação nos EUA

+Advogado-geral da União, Jorge Messias tem visto revogado pelos EUA

Trump x Brasil

O embate diplomático entre os governos brasileiro e americano tem como pano de fundo a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) no processo contra Bolsonaro, que tem no republicano um aliado.

Desde que o ex-presidente ficou no alvo da Justiça pela trama golpista, seu filho Eduardo (PL-SP) se licenciou do mandato na Câmara dos Deputados para rumar aos EUA e articular uma resposta da gestão Trump à corte.

A reação incluiu a revogação dos vistos de autoridades brasileiras, o tarifaço e o enquadramento do ministro Alexandre de Moraes e de sua esposa na Lei Magnitsky. Ao anunciar cada uma das decisões, o presidente e seus colegas de governo afirmaram que o Judiciário brasileiro promove uma “caça às bruxas” contra adversários políticos.