O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 9, que o povo brasileiro seria merecedor de um Prêmio Nobel, caso existisse a categoria “solidariedade”. O petista ainda lamentou a disseminação de notícias falsas e classificou os responsáveis como “quadrilha de malfeitores”.

“A solidariedade é uma coisa excepcional, eu acho que se um dia tiverem que dar um Prêmio Nobel de solidariedade ao povo de algum país, eu não tenho dúvida que o povo brasileiro receberá esse prêmio. Porque é um povo muito solidário e muito generoso, apesar de alguma minoria ser tão perversa como é”, disse o presidente.

“É só você ver a quantidade de fake news, a quantidade de provocações, a quantidade de mentiras, a quantidade de leviandades. Pessoas que não levam em conta o sacrifício de gente que está trabalhando no Rio Grande do Sul. Muitas vezes, as pessoas têm dormido duas ou três noites e estão sendo ofendidas, xingadas, por uma quadrilha de malfeitores que estão tentando atrapalhar o sossego de quem quer trabalhar”, disse o presidente.

+ Governo anuncia medidas de apoio ao RS no valor de R$50,9 bi

A declaração de Lula ocorreu durante anúncio do governo sobre as medidas de socorro para o Estado, que passa pela pior tragédia climática já enfrentada.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado contabiliza 107 mortes e 136 pessoas desaparecidas. O  desastre climático já afetou 1,48 milhão de pessoas, nos 428 municípios atingidos.