SÃO PAULO, 15 JUN (ANSA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou neste sábado (15) em uma coletiva de imprensa que o Brasil “está pronto” para assinar o conturbado acordo comercial Mercosul-UE.   

O petista afirmou que o assunto voltou a ser tratado em uma conversa que teve Ursula von der Leyen, presidente do poder Executivo da União Europeia, durante a cúpula do G7, na Itália.   

“Eu disse para ela que depois de todas as tratativas que o Brasil fez para o mudar o acordo, colocando as coisas que achamos necessário colocar e tirar aquelas que julgamos necessário, nós estamos pronto para assinar o acordo na hora que a UE quiser assinar”, declarou Lula.   

Após passar a bola para o bloco europeu, Lula disse que está otimista em relação ao assunto e até mencionou que o presidente da França, Emmanuel Macron, estava “mais flexível” em tratar o tema.   

“Volto com otimismo de que o Mercosul está pronto para assinar esse acordo e estamos certos que ele será benéfico para a América do Sul, o Mercosul e os empresários e governos da UE”, analisou. (ANSA).