ROMA, 12 OUT (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (12) em Roma, capital da Itália, onde se encontrará pela primeira vez com o papa Leão XIV e participará de um evento pelos 80 anos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).
Lula e a primeira-dama Janja desembarcaram pouco antes das 11h (horário local) e seguiram para a Embaixada do Brasil na “cidade eterna” ? a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto não prevê compromissos neste domingo.
Lula será recebido às 8h15 (horário local) desta segunda-feira (13) pelo Papa, no Vaticano, e deve reiterar o convite para Leão XIV participar da COP30, em Belém. O combate à fome e à desigualdade também deve estar na pauta da reunião, em linha com a primeira exortação apostólica do pontífice, divulgada na semana passada.
Depois da etapa no Vaticano, o presidente participará de uma cúpula da FAO, organização que tem sede em Roma, e de reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil em 2024, no âmbito do G20.
Essa é a quarta viagem de Lula à Itália em seu terceiro mandato. (ANSA).