Lula derrotaria todos os candidatos da direita no 2º turno, diz Genial/Quaest

REUTERS/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: REUTERS/Adriano Machado

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, dia 21, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotaria todos os candidatos da direita em um possível segundo turno nas eleições de 2026.

+ Quaest: Lula governa melhor que Bolsonaro para 43% dos brasileiros; 38% acham pior

Em um primeiro cenário, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula ficaria com 47% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 35%. Situação semelhante aconteceria contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas: 43% contra 35%. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula ficaria com 47% dos votos contra 34% de Michelle.

Contra outros possíveis candidatos, Lula teria entre 44% e 48% dos votos em um segundo turno nas próximas eleições.

Em pesquisa de intenção de voto espontânea, 66% dos brasileiros afirmaram que ainda estão indecisos. 16% disse que vai votar em Lula e 9% mencionou Bolsonaro. Outros possíveis candidatos foram indicados por 1% cada um. Aqueles que declararam que vão votar em branco, nulo ou que não vão votar somaram 4%.

O levantamento fez 12.150 entrevistas com brasileiros que têm 16 anos ou mais em oito Estados que correspondem a 66% do eleitorado do Brasil entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.