Disposto a garantir apoio sustentável para garantir a reeleição de Rafael Fonteles ao governo do estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para tirar o PT da disputa do Senado no Piauí e liberar as vagas para Gilberto Kassab, presidente do PSD. A decisão já foi formalizada para a cúpula petista e avisada para aliados do presidente da República no estado.
A cúpula deve formar uma chapa pura do PSD na disputa pelas duas cadeiras do estado no Senado para fazer frente a Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, que quer permanecer na cadeira por mais oito anos. Antes do Centrão, Ciro está alinhado aos bolsonaristas e irá apoiar a candidatura oposta à de Lula.

Júlio Cesar (PSD-PI), hoje deputado federal, será o segundo candidato na chapa de senadores governistas pelo Piauí
Para a chapa, PSD e Lula afinaram as escolhas de Marcelo Castro e Júlio César. O primeiro tenta a reeleição e é relator do novo código eleitoral. Já o segundo é deputado federal e buscará a cadeira no Salão Azul pela primeira vez. Pesquisas que mostram que ambos lideram as intenções de voto foram cruciais para avançar com a escolha da chapa. A terceira vaga é ocupada por Jussara Lima (PSD-PI), suplente de Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, que também deu o aval para a chapa no estado.
Com a entrega da chapa para o PSD, Fonteles poderá avançar na definição da chapa pura ao governo do estado. Washington Bandeira, que deixará a Secretaria de Educação do estado na próxima semana, é o favorito do governador para o posto.