Lula critica tarifaço e diz que vai convidar Trump para COP30

(ANSA) – BRASÍLIA, 05 AGO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (5) que não vai falar com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tarifaço mas que pretende convidá-lo para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, prevista para ocorrer em Belém, no Pará, em novembro.   

A declaração foi dada pelo petista em discurso feito durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ? o Conselhão ? realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília.   

“Eu não vou ligar para o Trump para comercializar porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou o mandatário.   

O comentário soou como uma indireta ao republicano, conhecido por questionar a existência do aquecimento global e que, durante seu primeiro mandato, retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris.   

Vou ter a gentileza de ligar. Vou ligar pra ele, para o Xi Jiping, para o [Narendra] Modi. Só não vou ligar para o [Vladimir] Putin, porque o Putin não está podendo viajar. Vou ligar para vários presidentes”, acrescentou Lula.   

Segundo o petista, “Se ele [Trump] não vier, vai ser porque não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia”.   

O líder brasileiro destacou ainda que o país nunca saiu da mesa de negociação com os Estados Unidos, que taxou os produtos brasileiros em 50%, e que a única explicação que ele vê para as sanções é política. As tarifas entram em vigor em 6 de agosto.   

“Nós não podemos aceitar que o povo brasileiro seja punido.   

Diante do tarifaço, o compromisso do governo é com os brasileiros”, enfatizou. (ANSA).