(ANSA) – BRASÍLIA, 23 APR – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (23) os que negam a crise climática e fez um apelo para que os países ricos assumam compromissos de financiamento de projetos contra o desmatamento, faltando sete meses para a COP30, em Belém.
Lula discursou durante a Cúpula Virtual sobre Ambição Climática, da qual participaram diversos chefes de Estado e o secretário-geral da ONU, António Guterres.
“O aquecimento global está ocorrendo em ritmo mais acelerado do que o previsto. Negar a crise climática não vai fazê-la desaparecer”, afirmou o presidente.
Lula será o anfitrião da COP30, em novembro, em Belém (PA), com a presença esperada de governantes, diplomatas e representantes da sociedade civil global.
“Apesar das investidas contra o Acordo de Paris, foi graças a ele que revertemos as projeções mais pessimistas de elevação da temperatura, que previam aumento de 4ºC até o fim do século”, destacou o petista, que pediu um “mutirão em prol de compromissos climáticos”.
“Os países ricos, que foram os maiores beneficiados pela economia baseada em carbono, têm a responsabilidade de ampliar o financiamento até o objetivo de US$ 1,3 trilhão”, disse. (ANSA).