SÃO PAULO, 7 JUL (ANSA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alertou nesta segunda-feira (7) sobre a grande quantidade de conflitos espalhados pelo mundo e afirmou que a guerra na Faixa de Gaza “passou da capacidade de compreensão”.
Em uma coletiva de imprensa após o encerramento da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, o petista declarou que a situação no enclave palestino deveria estar sendo coordenado pela Organização das Nações Unidas, mas disse que seu Conselho de Segurança é “composto por países envolvidos nisso”.
“O que tá acontecendo em Gaza já passou da capacidade de compreensão de qualquer mortal no planeta Terra. Dizer que aquilo é uma guerra contra o Hamas? E só se mata inocentes e crianças? Cadê a instituição multilateral para colocar fim nisso? Não existe. A ONU deveria estar coordenando, mas seu Conselho de Segurança composta por países envolvidos nisso”, declarou o mandatário.
“Então, você está sem um interlocutor. Não existe interlocução para fazer uma proposta alternativa, por isso reivindicamos uma mudança na governança mundial, que participe países africanos, do Oriente Médio e da América Latina”, acrescentou.
O chefe de Estado argumentou que as coisas precisam mudar, pois o mundo está possivelmente vivendo seu “maior período de conflitos entre países”.
“Algo tem que mudar, o que não pode é continuar com a mesmice de sempre. É guerra esparramada para tudo quanto é lado e o que é mais grave é que o Conselho de Segurança da ONU, que devia ser o paradigma para evitar que essas guerras acontecessem, é o promotor, desde a guerra do Iraque e a invasão da Líbia até a guerra da Ucrânia”, disse Lula, alertando que o multilateralismo “deu certo e querem destruir”.
O petista avaliou que a ONU “perdeu credibilidade e autoridade para negociar” e questionou quem poderia exercer essa função na atualidade.
“Quem é que negocia? a Guerra entre Rússia e Ucrânia, quem é que negocia? Não tem uma instituição capaz de sentar na mesa com os dois que estão em guerra e fazer uma proposta. O Putin e o Zelensky já sabem o que vai acontecer”, declarou. (ANSA).