27/11/2024 - 16:55
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentar a PEC do corte de gastos. O encontro está previsto para as 17h e deve contar com a participação dos líderes de governo nas Casas.
+ Marinho diz que pacote incluirá isenção de IR para salários até R$ 5 mil e taxação de super-ricos
O documento, ainda mantido em sigilo, prevê cortes de despesas obrigatórias da União e deve afetar, principalmente, as contas previdenciárias. A tendência é que a proposta seja enviada à Câmara dos Deputados ainda nesta quarta-feira.
O projeto é debatido há mais de dois meses. O Ministério da Fazenda chegou a fazer um esboço da proposta, mas precisou mexer no texto após a pressão de ministros e do próprio Lula.
Nas últimas três semanas, Fernando Haddad ficou fixado na proposta. Sentou com ministros, apresentou as ideias e até chegou ouvir ameaças de demissão caso os cortes fossem concretizados. Lula precisou intermediar para contornar a situação.
Para evitar dúvidas e um possível desgaste do governo com os eleitores, Lula pediu para que Haddad fizesse um pronunciamento em cadeia de rádio e TV. A declaração irá ao ar na noite desta quarta.