Lula conversa com Trump por telefone sobre Gaza e Venezuela

(ANSA) – BRASILIA, 26 GEN – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (26) com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Conselho da Paz para Gaza e a crise na Venezuela.   

“Ao comentar o convite formulado ao Brasil para que participe do Conselho da Paz, Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina”, disse um comunicado do Palácio do Planalto.   

Lula reiterou, no entanto, “a importância de uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”.   

Durante a conversa de 50 minutos, os mandatários “trocaram impressões sobre a situação na Venezuela”, e o presidente brasileiro “ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano”.   

Essa foi a primeira conversa entre os mandatários após a operação americana que capturou o então presidente Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, no âmbito do que a Casa Branca denomina como combate ao narcoterrorismo.   

No telefonema, ocorrido por volta das 11h, Lula ainda “reiterou a proposta, encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro, de fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado”.   

De acordo com o Planalto, os líderes também “trocaram informações sobre indicadores econômicos dos dois países, que apontam boas perspectivas para as duas economias”.   

“Ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros”, acrescentou o comunicado, ressaltando ainda que Lula deve visitar Washington em “data a ser fixada em breve”. (ANSA).