O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou, nesta segunda-feira, 27, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, as indicações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da… pic.twitter.com/RLN4ZE1UTU
— Lula (@LulaOficial) November 27, 2023
As escolhas foram confirmadas pelo presidente a aliados neste domingo, 26. A equipe do petista calcula que os nomes sejam aprovados no Senado antes do recesso parlamentar, com início em 23 de dezembro.
Dino era considerado favorito para ocupar o cargo no STF desde outubro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou. Apesar de ter a confiança de Lula, alguns aliados recomendaram que o presidente indicasse o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga, sobretudo após as visitas da “Dama do Tráfico” ao governo.