Lula cobra ações concretas de líderes mundiais antes da COP30

(ANSA) – BRASÍLIA, 03 NOV – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou expectativa de que os líderes mundiais apoiem medidas “concretas” em defesa do meio ambiente, durante visita a comunidades indígenas no interior do Pará, às vésperas da COP30, em Belém.   

“Esperamos que sejam tomadas decisões importantes, que os líderes mundiais pelo menos parem de fazer discursos e comecem a colocar em prática atitudes concretas para que a gente possa dormir tranquilo sabendo que o mundo vai ser preservado”, destacou.   

Lula fez essa reclamação diante do fato de que a maioria dos países ainda não apresentou suas Contribuições Determinadas a Nível Nacional (NDCs) para combater as mudanças climáticas, metas que definem os compromissos individuais na redução de emissões de gases de efeito estufa.   

No último domingo (2), ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente visitou as comunidades Jamaraquá e Vista Alegre, onde escutou reivindicações de lideranças indígenas sobre demarcação de terras, proteção de rios e combate ao garimpo ilegal.   

“Para a floresta ficar em pé, temos de dar sustentação econômica, educacional, e de saúde para as pessoas que tomam conta. Se as pessoas não tiverem o que comer, não vão tomar conta de nada”, afirmou Lula.   

A COP30 começa oficialmente em 10 de novembro, mas antes disso, nos dias 6 e 7, Belém receberá uma cúpula de lideranças mundiais para discutir estratégias de mitigação e adaptação à crise climática global. (ANSA).