Lula assume presidência do Mercosul com foco em acordo com UE

(ANSA) – BRASÍLIA, 03 LUG – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assume nesta quinta-feira (3), em Buenos Aires, na Argentina, a presidência semestral do Mercosul durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do bloco, com o objetivo de assinar o acordo de livre comércio com a União Europeia.   

Lula e a primeira-dama, Rosângela “Janja” da Silva, chegaram à capital argentina na noite de quarta-feira (2) e foram recebidos por apoiadores na Embaixada do Brasil, onde ficará hospedado durante a visita.   

Na cúpula desta quinta-feira, Lula receberá do presidente da Argentina, Javier Milei, o mandato rotativo do bloco. Também participam do encontro os presidentes Yamandú Orsi (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Arce (Bolívia), país recentemente incorporado ao Mercosul.   

Na véspera da cúpula, os chanceleres do bloco se reuniram em Buenos Aires, com a presença do ministro brasileiro Mauro Vieira. “O acordo Mercosul-UE é um tema prioritário”, informou o Ministério das Relações Exteriores após o encontro.   

Esta é a primeira visita de Lula à Argentina desde que Milei assumiu a presidência, em dezembro de 2023. Apesar das divergências públicas entre os dois líderes, o Planalto busca manter uma relação institucional com a Casa Rosada.   

Durante a estadia em Buenos Aires, está prevista uma visita de Lula à ex-presidente Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar em seu apartamento após condenação a seis anos por corrupção. Lula também deve realizar um encontro bilateral com Santiago Peña. (ANSA).