Lula acusa Trump de tentar ‘governar o mundo pelo Twitter’

Petista também criticou o uso excessivo das redes sociais e a disseminação de desinformação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira, 20, seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, e o acusou de tentar dominar o planeta por meio das redes sociais, durante um evento no Rio Grande do Sul.

+ Trump usa imagens falsas criadas por IA para simular conquista da Groenlândia

“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter?”, questionou o petista. “É fantástico: todo dia ele fala uma coisa, e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Todo dia. Vocês acham que isso é possível?”, acrescentou.

Lula também fez críticas ao uso das redes sociais para a disseminação de mentiras e a manipulação da opinião pública, em meio à intensificação dos questionamentos do presidente ao governo dos Estados Unidos por conta da ofensiva militar contra a Venezuela, em 3 de janeiro.

No domingo, 18, Lula voltou ao tema em um artigo publicado no jornal The New York Times, no qual alertou para os riscos do uso recorrente da força militar nas relações internacionais.

“Quando o uso da força para resolver disputas deixa de ser exceção e passa a ser regra, a paz, a segurança e a estabilidade globais ficam ameaçadas”, escreveu.