Pesquisa divulgada pela Quaest neste sábado, 21, mostra quais os temas que dominaram as conversas nas redes sociais sobre o Carnaval do Rio de Janeiro 2026. Com samba-enredo inspirado na história do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Acadêmicos de Niterói foi a escola dominante nas conversas, com 361 mil menções.
+Guerra do delivery: Carnaval vira palco de disputa de pedidos de comida
Ao todo, 72% das menções a políticos nas redes durante o período de Carnaval citavam Lula, com maioria (42%) dos comentários negativos, seguida por positivos (33%) e neutros (25%).
O desfile da escola mobilizou 8,3 mil postagens ligadas a 444 parlamentares, sendo 135 classificados pela Quaest como de pró-governo, 110 de centro e 199 de oposição. Veja a distribuição no gráfico:

Nas postagens do campo governista, a pesquisa destaca que “o vocabulário predominante associa o desfile a valores de luta social, memória histórica e cultura popular”.
Já a oposição “revela um padrão de enquadramento baseado na defesa de valores familiares e religiosos, associado à crítica ao financiamento público”. A ala que satirizou a família conservadora concentrou grande parte das críticas.
Governadores também citam Carnaval
Houve ainda manifestações de 24 governadores, que alcançaram 909 postagens.
A pesquisa destaca vídeo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que viralizou após zombar da
presença de Lula na Sapucaí. Críticas feitas pelo governador Ronaldo Caiado também viralizaram.
Em Pernambuco, ganhou relevância uma série de postagens da governadora Raquel Lyra elogiando o show de João Gomes e segurança do Carnaval. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, exaltou publicamente o desfile da Portela, mas não postou em suas redes