Lula abre hoje Cúpula do Clima com apelo por acordos concretos

(ANSA) – BRASÍLIA, 06 NOV – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta quinta-feira (6), em Belém, a Cúpula do Clima, que antecede a COP30 e deve marcar o anúncio de novas metas de redução das emissões e a apresentação do projeto Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira voltada ao financiamento da preservação das florestas.   

Segundo o Palácio do Planalto, o líder brasileiro receberá as delegações às 8h30 e, em seguida, abrirá, às 10h30, a sessão plenária do evento.   

A Cúpula do Clima, que deve reunir mais de 50 chefes de Estado e de governo, não contará com a presença dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que governam os dois maiores poluidores do planeta.   

Lula terá pelo menos duas reuniões privadas nesta quinta, a primeira com o príncipe William e o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, e, a segunda com o presidente da França, Emmanuel Macron, informou o Planalto.   

O petista tem defendido que este evento, o principal encontro sobre meio ambiente do mundo, alcance acordos “concretos” sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa, e sobre o financiamento para mitigar a devastação das florestas. (ANSA).