A modelo Luiza Ambiel, de 51 anos, recentemente precisou ser internada às pressas no Hospital Santa Paula, em São Paulo, para realizar uma cirurgia de emergência. A ex-musa da Banheira do Gugu passou pelo procedimento após a prótese de silicone da mama esquerda romper.

+Com dívida avaliada em R$ 250 milhões: qual é a fortuna de Bruno Mars?

+‘As visitas precisam ser monitoradas’, diz advogada após Alexandre Correa expor o próprio filho

“Eu estava sentindo muita dor. A minha mama esquerda ficou dura, quente e subiu. Às pressas, tomei antibióticos e tive que ir para mesa de cirurgia”, relatou Luiza em comunicado ao portal Terra.

No hospital, foi realizado um exame de ultrassom que descobriu a prótese rompida. Ambiel ainda foi diagnosticada com infecção urinária, o que atrasou em alguns dias a cirurgia.

A nossa reportagem procurou o Dr. Rodrigo Mangaravite, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que explicou o caso de Luiza Ambiel. Entenda!

  • É normal as próteses de silicone romperem?

As próteses de silicone podem romper sim, mas isso não é frequente, e quando ocorre, na maioria das vezes não é uma cirurgia de urgência. As próteses mais novas (últimos 15 a 20 anos) tem um revestimento mais firme e mais resistente, além do conteúdo ser de um gel de silicone coesivo, é como uma gelatina, não se espalha.

  • Como descobrir quando as próteses romperam?

Na grande maioria dos casos, quando a prótese rompe, a paciente não percebe, só descobre quando faz o exame de imagem de rotina, que aí sim vai visualizar o problema. Em alguns casos, a paciente pode notar alguns sintomas, como endurecimento, mudança no formato e até dor, mas não é o sintoma mais frequente.

  • Por que o rompimento ocorre?

As principais causas da ruptura é o trauma no local, as próteses são bastante resistentes, mas pacientes que praticam muitos esportes radicais ou lutas e expõe a prótese a um trauma mais frequente é mais susceptível a ruptura. Em alguns casos pode até acontecer de uma ruptura sem uma causa muito aparente, mas é muito raro. Quando ocorre mudança no formato ou endurecimento no seio e existe a suspeita de ruptura, o cirurgião deve solicitar um exame de imagem para confirmar o diagnóstico.

  • É necessário retirar a prótese após o rompimento?

A retirada do implante rompido é indicada, mas nem sempre em caráter de urgência. Então deve ser realizada uma nova cirurgia para retirar e colocar um outro implante, nesse momento a paciente ainda pode conversar com o seu médico e optar por aumentar, diminuir, levantar ou fazer alguma outra modificação no seio, caso ache necessário e o cirurgião concorde.