O Dia

Luiz Coelho: Experimentar e colaborar em busca da inovação no Senac RJ

ós, do Senac RJ, estamos sempre pensando em como preparar melhor nossos alunos para lidar com tantos desafios neste cenário cada vez mais complexo e cheio de novas possibilidades

Rio – Não é novidade para ninguém que o mundo do trabalho está mudando. A transformação digital impulsiona novas exigências do mercado que trazem consigo o surgimento de novas profissões, modalidades de trabalho mais flexíveis, facilidades para se comunicar e mudanças no comportamento das pessoas.

Já parou para pensar quais são as oportunidades que essas transformações podem representar? Já parou para imaginar o que mais está vindo por aí?

Nós, do Senac RJ, estamos sempre pensando em como preparar melhor nossos alunos para lidar com tantos desafios neste cenário cada vez mais complexo e cheio de novas possibilidades. Então, visando acelerar os projetos com caráter mais inovador, o Senac RJ lançou o Senac Lab – um laboratório de prototipação e experimentação de ideias.

Os colaboradores podem testar suas ideias sem o habitual medo de errar, e contam com um ambiente que estimula e favorece a colaboração, a cocriação e o aprendizado constante.

Com o apoio e auxílio de um time multidisciplinar, formado por integrantes de várias áreas do próprio Senac RJ, qualquer colaborador pode indicar problemas ou oportunidades que ele identifique como importantes para a empresa. Feito isso, grupos pequenos são formados e, através de metodologias ágeis e inovadoras, como Design Thinking e Lean Startup, é possível apostar em soluções mais arriscadas e agilizar o processo de implementação destes novos projetos.

A existência de um espaço designado para inovação causou interesse em várias pessoas de várias áreas do Senac RJ.

Atualmente o Senac Lab está empenhado em dois projetos, fruto de insights que vieram dos próprios colaboradores: desenvolver novas formas de certificar os alunos e em melhorar a experiência no processo de pagamento.

Contudo, a verdadeira mudança que o Senac Lab quer causar é na cultura da empresa, tornando as pessoas cada vez mais abertas as mudanças e com o espírito intraempreendedor mais aguçado.

Luiz Coelho é especialista em Produtos do Senac RJ