Na noite da última terça-feira (17), o atacante Luis Suárez fez sua estreia pelo Grêmio. O uruguaio anotou três gols na vitória diante do São Luiz, na final da Recopa Gaúcha.
Conhecido internacionalmente, Luisito chegou ao clube gaúcho para alavancar o patamar de um Grêmio recém promovido à Série A do Campeonato Brasileiro. A passagem de ‘El Pistolero’ pelo imortal promete ser eletrizante e recheada de gols.
A chegada do centroavante ao Tricolor Gaúcho também será um acréscimo enorme para a história de jogadores uruguaios com passagem pelo Brasil.
Abaixo, listamos alguns jogadores uruguaios que tiveram passagens marcantes no futebol brasileiro. Confira!
Pedro Rocha
Grande nome da história do São Paulo, Pedro chegou ao Tricolor Paulista em 1970 e passou sete anos na equipe do Morumbi. O uruguaio, que faleceu em 2013, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1977 e, no ano seguinte, se transferiu para o Coritiba.
Um ano após desembarcar no Paraná e com atuações pouco gloriosas pelo Coritiba, Pedro Rocha retornou ao futebol paulista. O uruguaio defendeu as cores do Palmeiras, onde novamente não foi bem, e migrou, posteriormente, para o Bangu, do Rio de Janeiro, encerrando sua passagem pelo futebol brasileiro.

Pedro Rocha foi jogador do São Paulo até 1978
Hugo de León
Apesar de ter defendido as cores do Botafogo, Corinthians e Santos, o zagueiro Hugo de Léon se destacou atuando pelo Grêmio. Com a camisa do imortal, o defensor ficou conhecido pela sua raça dentro de campo. Em 1983, o uruguaio conquistou a Libertadores junto ao Tricolor Gaúcho e se consagrou como um dos ídolos do clube.
Detentor de três títulos da Libertadores e campeão do Campeonato Brasileiro de 1981, Hugo se aposentou em 1993, quando atuava pelo Nacional do Uruguai.

A imagem de Hugo de León segurando a taça da Libertadores enquanto seu rosto sangra se tornou símbolo de raça para os gremistas
Diego Lugano
Ídolo do São Paulo, Lugano foi um dos maiores uruguaios no futebol brasileiro. O jogador desembarcou no Morumbi em 2003, sem grandes expectativas. Nos anos seguintes, o zagueiro se firmou como um dos principais nomes do Tricolor Paulista e, em 2005, conquistou a Libertadores da América pelo clube.
Em 2006, Lugano ainda conquistou o Mundial de Clubes e o Campeonato Brasileiro com o São Paulo. No mesmo ano, o zagueiro foi negociado com o Fenerbahçe, da Turquia, e só retornou ao Tricolor Paulista em 2016, se aposentando dois anos depois.

Diego Lugano segura a taça de campeão do Mundial de Clubes
Loco Abreu
Um dos jogadores uruguaios mais conhecidos que já atuaram no Brasil, Loco Abreu é ídolo do Botafogo. O atacante, conhecido pelas suas eternas cavadinhas durante cobranças de pênaltis, chegou ao Glorioso em 2010. Três anos depois, ele deixou o clube carioca.
No Brasil, o centroavante também atuou pelo Grêmio antes dos anos 2000, pelo Figueirense, durante um breve empréstimo do Botafogo, pelo Bangu, do Rio de Janeiro, e foi jogador do Athletic Club, de Minas Gerais. Ele se aposentou em 2021.

Sebástian Abreu, mais conhecido como ‘Loco Abreu’, em ação com a camisa do Estrela Solitária
Carlos Sánchez
O uruguaio Carlos Sánchez chegou ao Santos em 2018, vindo do Monterrey, do México. Em pouco mais de quatro anos com a camisa do Alvinegro Praiano, o jogador se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história da equipe da Baixada Santista com 26 gols marcados.
Em janeiro deste ano, aos 38 anos, Sánchez deixou o Santos e foi negociado com o Peñarol, do Uruguai. O meia não atuava em sua terra natal desde 2009, quando deixou o Liverpool FC.

Carlos Sánchez com prêmio de melhor jogador da partida em duelo da Libertadores
Giorgian de Arrascaeta
Depois de quatro anos vitoriosos com a camisa do Cruzeiro, Arrascaeta, um dos principais jogadores uruguaios atualmente, trocou Minas Gerais pelo Rio de Janeiro e assinou com o Flamengo em 2019.
A chegada do jogador ao Rubro-Negro colocou a carreira de Arrascaeta em outro patamar. O meia – um dos melhores do futebol nacional -, ganhou protagonismo e idolatria após conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2019.
Junto de um grande elenco, Arrascaeta acumula 11 títulos pelo Flamengo. O uruguaio conquistou as seguintes taças pelo Rubro-Negro: Libertadores da América (2019 e 2022), Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Recopa Sul-Americana (2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).

Arrascaeta celebra gol pelo Flamengo