O escritor Luis Fernando Verissimo está internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Por meio de nota enviada à IstoÉ, a unidade hospitalar ressaltou que o escritor recebe todas as medidas de suporte necessárias.
Verissimo tem princípio de pneumonia e, segundo o jornal, está em estado grave de saúde. Ele vive na capital gaúcha com a esposa, Lúcia, de 81 anos, e com o filho Pedro Verissimo.
A saúde de Luis Fernando Verissimo
O escritor apresentou outros problemas de saúde nos últimos anos. Em janeiro de 2021, Verissimo sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na ocasião, estava em sua casa, em Porto Alegre, e escrevia uma crônica a respeito dos Estados Unidos para o jornal O Globo.
Optou por terminá-la no dia seguinte, mas passou mal durante a madrugada e foi levado a um hospital, onde se constatou o problema de saúde. Àquela época, o autor vinha em recuperação de uma cirurgia na mandíbula em novembro de 2020, poucos meses antes.
O AVC afetou uma parte cognitiva de seu cérebro, dificultando a ordenação de seus pensamentos, ainda que compreendesse o que se passava ao redor. Desde então, passou por uma recuperação lenta e gradual e também por alguns fatos inusitados — como a sua maior facilidade para se comunicar em inglês, língua que se tornou fluente por conta da infância nos EUA.
Ainda conforme detalhou a “Folha”, após o AVC, o escritor passou a se comunicar apenas usando palavras em inglês, como “yeah”, “thank you” e “stop”. Segundo Lucia, esposa de Verissimo, ele não quis fazer tratamentos de fonoaudiologia para retomar a fala. Mas Pedro, caçula do casal, garante que o pai consegue se comunicar mesmo sem usar as palavras: “Ele sempre foi muito silencioso, então temos traquejo de entendê-lo mesmo sem frases completas”, contou, ao jornal.
Com informações do Estadão Conteúdo