Luigi Mangione confessa assassinato do CEO da UnitedHealth em NY

Acusado de matar Brian Thompson, ítalo-americano se declara culpado em tribunal federal e aguarda sentença

Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

Da IstoÉ com ANSA

O ítalo-americano Luigi Mangione confessou-se culpado pelo assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealth Group, nesta sexta-feira (14), durante uma audiência surpresa em um tribunal de Nova York. Thompson foi morto em Manhattan, em 2024, um crime que chocou os Estados Unidos e levou à prisão de Mangione dias depois.

Luigi Mangione confessa assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealth Group, em tribunal federal.

  • O crime ocorreu em Manhattan em 2024, e o ítalo-americano pode ser condenado à prisão perpétua.
  • Sentença está prevista para 18 de dezembro, após a prisão de Mangione em um McDonald”s.

A confissão de Mangione, de 28 anos, foi realizada durante a sessão convocada conjuntamente pela defesa e pela acusação, no âmbito do processo federal. Diante do tribunal, Mangione admitiu ter atirado contra Thompson e afirmou que o executivo morreu em decorrência do ataque. “Eu sabia que o que estava fazendo era ilegal”, declarou o acusado.

Quais as acusações enfrentadas?

No processo federal, Mangione responde principalmente pela acusação de perseguição (Stalking) que resultou em morte, crime que pode levar à prisão perpétua. Com a declaração de culpa, ele abre mão de um julgamento público no qual a acusação teria de provar sua responsabilidade além de qualquer dúvida razoável.

Mangione também enfrenta acusações em nível estadual relacionadas à execução de Thompson. Durante a audiência, a juíza de Nova York, Margaret Garnett, determinou que a sentença do ítalo-americano será proferida no dia 18 de dezembro.

Repercussão do caso nos EUA

O assassinato de Thompson, registrado por câmeras de segurança, chocou os Estados Unidos. Cinco dias após o crime, Mangione foi preso em um McDonald”s em Altoona, a cerca de 370 quilômetros de Manhattan, após a denúncia de um funcionário do estabelecimento. Até então, ele se declarava inocente de todas as acusações.