São Paulo, 3/2 – O lucro líquido da Hershey, fabricante norte-americana de chocolates, caiu 48,7% no quarto trimestre de 2016, para US$ 116,9 milhões (US$ 0,55 por ação), ante os US$ 227,9 milhões reportados em igual período do ano anterior (US$ 1,04 por ação). As vendas líquidas no período somaram US$ 1,970 bilhões, alta de 3,12% comparadas com os 1,909 bilhões em igual período de 2015. No acumulado do ano, as vendas totalizaram US$ 7,44 bilhões, levemente acima dos US$ 7,386 bilhões alcançados em 2015. Já o lucro líquido acumulado subiu para US$ 720 milhões (US$ 3,34 por ação), ante US$ 512,9 milhões no ano anterior (US$ 2,32 por ação). Na América do Norte, as vendas totalizaram US$ 1,69 bilhão no quarto trimestre de 2016, alta de 3,8% ante o ano anterior. O movimento foi influenciado, além de outros fatores, pelo maior volume de vendas. Já as vendas internacionais recuaram 0,5%, para US$ 280,1 milhões no quarto trimestre de 2016. Excluindo os impactos negativos do câmbio, as vendas avançaram 2,7%. As vendas permaneceram relativamente sólidas no México, Brasil e Índia. Na China, entretanto, o indicador ficou ligeiramente abaixo da previsão devido aos desafios do comércio local e o ambiente macroeconômico atual. No quarto trimestre de 2016, as vendas na China de chocolates na categoria varejo recuaram cerca de 4%. Segundo o presidente e CEO da Hershey, John P. Bilbrey, o resultado do quarto trimestre foi satisfatório, “principalmente o lucro operacional, que foi maior do que nossas expectativas, e o melhor desempenho do mercado ao longo do ano”, disse. O CEO destacou ainda a implementação de iniciativas para melhorar a eficiência na estrutura de custos da empresa, que resultou em menores gastos administrativos e de marketing. Para 2017, a estimativa da empresa é de avanço nas vendas entre 2 a 3%. O lucro por ação deve encerrar entre US$ 4,54 e US$ 4,65. Com Dow Jones Newswires