Lucro da AB InBev salta com consumidores encarando preços mais altos das cervejas

Lucro da AB InBev salta com consumidores encarando preços mais altos das cervejas

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) – A Anheuser-Busch InBev , a maior cervejaria do mundo, divulgou um lucro maior do que o esperado no primeiro trimestre, já que os consumidores compraram suas cervejas a preços acentuadamente mais altos.

A empresa belga, que produz cerca de um quarto de toda a cerveja consumida globalmente, disse que seus resultados confirmam a resiliência do mercado cervejeiro diante dos desafios econômicos, principalmente a inflação.

A fabricante de Budweiser, Stella Artois e Corona repetiu sua previsão para 2023 de que o Ebitda crescerá em linha com sua perspectiva de médio prazo entre 4% e 8%, com receita crescendo acima do Ebitda.

As vendas de cerveja da empresa foram 0,4% maiores no primeiro trimestre do que no ano anterior, embora apenas por causa de um forte aumento na região da Ásia-Pacífico, enquanto a China reverteu constantemente suas restrições sanitárias. Os volumes em todas as outras regiões caíram.

A receita, no entanto, aumentou acentuadamente, à medida que a empresa impulsionou os aumentos de preços e alguns consumidores mudaram para cervejas ou formatos de embalagem mais caros.

Os resultados do primeiro trimestre das rivais da AB InBev, Heineken e Carlsberg, também mostraram disposição do consumidor em absorver preços mais altos.

O lucro principal da companhia aumentou 13,6% em uma base comparável para 4,76 bilhões de dólares, em comparação com o aumento médio de 5,6% esperado em uma pesquisa compilada pela empresa.

Alguns analistas disseram que o forte primeiro trimestre pode ter levado a AB InBev a aumentar sua orientação, mas sugeriram que uma reação conservadora dos Estados Unidos contra a cerveja Bud Light devido a uma promoção de mídia social por uma influenciadora transgênero pode ser motivo de cautela para a companhia.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ430JQ-VIEWIMAGE