Luciano Huck, 54 anos, se pronunciou publicamente após circular na web um vídeo em que ele solicita que dígenas portando celulares e usando peças do vestuário comum não sejam enquadrados em uma fotografia em que estava para ser feita, juntamente com ele. O caso aconteceu em agosto deste ano, no Parque Indígena do Xingu, nos bastidores da gravação de uma edição do “Domingão com Huck” (TV Globo), atração comandada por ele, mas somente agora as imagens vieram à tona.
Nas imagens que viralizaram nas redes sociais, o apresentador é registrado pedindo para que os indígenas ocultassem os aparelhos portáteis e que as pessoas vestidas e sem adornos tradicionais não apareçam na foto. O apresentador fazia a visita ao local acompanhado da cantora Anitta.
+Topless, bolo de areia e Luciano Huck: Angélica comemora aniversário
+Angélica se emociona ao falar de formatura do filho: ‘Não consegui estar lá’
“Limpa a cultura de vocês aí”, disse Huck, fazendo os indígenas se afastarem da pose da foto. “Quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês”, argumentou com os membros da aldeia.
“Quando tiver gravando, se puder ‘segurar’ o celular. […] Se puder falar isso para o povo é bom”, disse ele, pedindo que os aparelhos não fossem captados pelas gravações do programa.
Em nota publicada através dos Stories do Instagram, nesta sexta-feira, 5, o marido de Angélica, 52, tentou justificar sua atitude declarando que sempre teve respeito pelos povos originários.
“Minha relação com as comunidades indígenas no Brasil atravessa décadas. Sou, e sempre serei, defensor dos povos originários, de sua cultura, de sua territorialidade e de sua preservação. Dos Zo’é aos Yanomami, estive pessoalmente em dezenas de terras indígenas ao longo da minha trajetória. Eu conheço de perto essa realidade; não foi alguém que me contou”, começou ele.
“Sobre a imagem em questão, registrada nos bastidores de uma gravação, é importante esclarecer: não se tratou de impor qualquer tipo de limitação cultural ou de consumo. Foi apenas uma decisão de direção de arte, um ajuste pontual dentro do contexto de um set de filmagem, nada além disso”, concluiu ele.
Ver esta publicação no Instagram
Para Luciano Huck, os indigenas devem continuar igual lá em 1500. Será que ele sabe que os índios andam de Hilux, usam Iphone, tem conta no Instagram e calçam tênis Nike? 🤔 Depois desse video vazar, @LucianoHuck tenta amenizar a burrada com aquele famoso pronunciamento. 😂 pic.twitter.com/OTkgAQ036z
— Jacieny Dias (@JacienyD) December 5, 2025
Absurdo
— Wagner Rossano de Gois (@WagnerRossano) December 5, 2025
Ele quer mostrar algo qje nao é a verdade
— Denise de Souza Fran (@DenisedeSouzaF1) December 5, 2025
cultura original, cultura pura, cultura limpa. Nada disso existe. Toda cultura está em estado de impermanência constante e transformação. O que Luciano Huck faz é racismo.
Índio não vira branco porque anda de Hilux e branco não vira índio quando usar cocar. pic.twitter.com/Rk1PkASQpT
— Mateus Ferreira 🇧🇷 (@mateusfgoias) December 5, 2025