O personagem Sardinha, vivido por Lucas Leto no remake de “Vale Tudo” – atual novela da faixa das 21h da TV Globo -, tem feito o maior sucesso entre o público, que se identifica com a alma curiosa e divertida do publicitário e amigo de Solange (Alice Wegmann).
Apesar da repercussão positiva de boa parte da trama adaptada por Manuela Dias, o ator reconhece que as críticas existem e falou a respeito delas em entrevista à IstoÉ Gente, durante a noite de abertura do 32º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, que teve início no último sábado, 19, e vai até o dia 24.
Segundo ele, tanto a escritora da atual versão do folhetim, quanto o elenco e direção, sabiam que as críticas chegariam em algum momento.
+ Apesar de críticas, ‘Vale Tudo’ se torna a novela das 9 de maior faturamento da Globo
“Foi um desafio desde o início, né? Quando a gente soube que teria um remake da novela de maior sucesso da TV brasileira, a gente já sabia que seria uma grande responsabilidade. A comparação sempre vai existir, não tem jeito”, afirma.
Manuela Dias tem sido criticada por incluir cenas que não fazem sentido para parte do público ou que deixaram a desejar na memória daquelas que têm a primeira “Vale Tudo” ainda muito presente na memória.
A sequência de Heleninha (Paolla Oliveira) pedindo para o DJ tocar mambo em uma casa noturna era uma das mais aguardadas, que decepcionou. Personagens que “somem” de um núcleo e aparecem em outro como se nunca tivessem existido na novela também são questionados – como é o caso do ex-affair de Odete Roitman (Débora Bloach), que virou personal de Afonso (Humberto Carrão) -, erros de continuidade também são percebidos pelos telespectadores.

Cena do mambo de Heleninha na primeira versão com Renata Sorrah, e com Paolla Oliveira no atual remake – Reprodução/TV Globo
Lucas Leto, então, aconselha que o público compreenda que é normal que a trama passe por algumas mudanças ao longo da sua composição e ressalta que algumas trocas são necessárias para que a história faça sentido com a realidade dos dias de hoje.
“Temos que entender também que são novos tempos, é um novo projeto, uma nova linguagem, tem coisas de lá de atrás que estão sendo representadas de uma maneira muito legal e importante, novos debates… A personagem da Ingrid [Gaigher, atriz], a Lucimar, fez muitas e muitas mulheres irem atrás dos seus direitos [de cobrança do pagamento de pensão alimentícia]”, argumenta.
“Acho que a gente tem conseguido muitos sucessos dentro dessa nova história. Estou muito feliz com isso”, completa.
Assista abaixo:
#ISTOÉGENTE Lucas Leto, o Sardinha de “Vale Tudo”, comentou sobre as críticas da atual versão da novela, que passa por uma adaptação da autora Manuela Dias.
Em entrevista exclusiva à IstoÉ Gente, no 32º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, o ator disse que… pic.twitter.com/O2KqXORnAQ
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) July 20, 2025

Marieta (Cacá Ottoni), Sardinha (Lucas Leto), Solange (Alice Wegmann) e Suzana (Bruna Aiiso).
Racismo
Em evidência desde a estreia da novela “Vale Tudo”, Lucas Leto se depara vez ou outra com comentários discriminatórios nas redes sociais. Negro de pele clara, o ator foi alvo de racismo recentemente e rebateu o ataque na ocasião.
Ao ser questionado sobre como lida com a situação, o artista reforça que racismo é crime e lamenta que existam pessoas que ainda usem a internet para disseminar ódio.
“Eu fico refletindo muito sobre como a internet tem se comportado em relação ao outro. Vejo comentários que certamente ninguém falaria para alguém pessoalmente. A internet tem se tornado cada vez mais difícil de lidar e a gente precisa se blindar dessas coisas para poder manter a saúde mental”, pontua ele, que aproveita para dar um recado aos criminosos que se escondem atrás das telas.
Veja:
#ISTOÉGENTE Sardinha no remake de “Vale Tudo”, da TV Globo, Lucas Leto falou com exclusividade à IstoÉ Gente, durante o 32º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, sobre os últimos ataques racistas que tem recebido nas redes sociais.
O ator sugeriu que as pessoas… pic.twitter.com/uvSbX0Dv2u
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) July 20, 2025
“O que eu queria dizer, se é que eu posso dizer alguma coisa, é que se você não falaria isso para alguém publicamente, fisicamente, na cara dela, não escreva também, tá ligado? A gente – atores, artistas – têm acesso à internet como todas as outras pessoas, então a gente lê as coisas. É preciso ter responsabilidade, porque as palavras ferem, machucam, tem uma pessoa do outro lado com sentimentos, traumas”, diz.
E avisa: “Se você acha que é interessante atacar as pessoas, falar sobre o físico, os traços, cor, tamanho, altura, estatura delas […], não é! Não é legal, não é bonito, você não está ‘abalando’, não está, devo te informar que você não está”.

Sardinha (Lucas Leto) é publicitário na “Tomorrow”, de “Vale Tudo” – Globo/Fábio Rocha