Lucas Ermírio de Moraes é campeão mundial de rali em feito inédito do País no esporte

Lucas Ermírio de Moraes, piloto brasileiro vencedor do Rally Raid
Lucas Ermírio de Moraes, piloto brasileiro vencedor do Rally Raid Foto: Red Bull Content/Divulgação

O piloto Lucas Ermírio de Moraes se consagrou campeão mundial da Rally Raid (W2RC), o principal campeonato do rali cross-country internacional, nesta sexta-feira. O título inédito para o esporte brasileiro foi garantido após o fim da disputa do Rally do Marrocos, quinta e última etapa da temporada de 2025.

Aos 35 anos, Lucas disputou sua segunda temporada completa no W2RC, considerado a “Fórmula 1 do off-road”. Em comparação ao ano de estreia, sua performance atingiu o ápice, saindo do 3º lugar na classificação geral para detentor do título deste ano.

Com o segundo lugar na etapa marroquina, o titular da equipe Toyota Gazoo Racing supera na classificação geral grandes nomes da modalidade, incluindo o multicampeão Nasser Al-Attiyah, do Catar, que terminou como vice deste ano.

Ao longo da temporada, a campanha do paulista foi marcada por regularidade e feitos excepcionais. Moraes venceu o Rally de Portugal, tornando-se o primeiro representante do País a triunfar em uma etapa do W2RC. Em seguida, foi vice-campeão no Desafio do Deserto de Abu Dabi e somou um terceiro lugar no Rally Safari, na África do Sul.

Com conquista do campeonato, o piloto se consolida como o maior nome do rali brasileiro. Agora, seu foco será a abertura da temporada 2026, novamente com o Rally Dakar. A prova será especial na carreira de Lucas por ele ser o primeiro brasileiro a subir ao pódio geral do Dakar, em 2023, e também o primeiro a vencer as etapas da lendária competição em 2024.