Lucas Braathen cai e perde chance de 2ª medalha nas Olimpíadas de Inverno

Esquiador de 25 anos era um dos favoritos ao pódio, porém sofreu uma queda na metade do percurso

AFP
Lucas Braathen durante competição de slalom nas Olimpíadas de Inverno Foto: AFP

BORMIO, 16 FEV (ANSA) – O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, campeão olímpico no slalom gigante do esqui alpino nas Olimpíadas de Milão-Cortina, caiu logo na primeira descida do slalom e perdeu a chance de disputar sua segunda medalha nos Jogos de 2026.

O esquiador de 25 anos era um dos favoritos ao pódio nesta especialidade, porém sofreu uma queda na metade do percurso no Centro de Esqui Stelvio, em Bormio, em meio a uma constante queda de neve no circuito.

“A visibilidade é difícil. Você não tem ajuda da visibilidade para ler a textura da neve, e aí você precisa se conectar com o seu coração e esquiar com intuição”, declarou Braathen à Globo.

Dos 96 esquiadores na disputa, 50 não completaram a descida.

Outros dois brasileiros participaram da primeira bateria: Giovanni Ongaro, que é nascido na Itália, anotou o 32º melhor tempo (1m04s66), a 8s52 do líder Atle Lie McGrath, da Noruega, enquanto Christian Oliveira Soevik também não concluiu o trajeto.

O slalom é considerado a disciplina mais técnica do esqui alpino, já que as “portas” através das quais os atletas devem passar ficam mais próximas do que no slalom gigante.

Apesar da queda, essa é a especialidade de Braathen, responsável por 13 de suas 22 medalhas na Copa do Mundo de Esqui Alpino, contra nove do slalom gigante. Ele é o primeiro medalhista do Brasil e da América Latina na história dos Jogos Olímpicos de Inverno. (ANSA).