BORMIO, 16 FEV (ANSA) – O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen, campeão olímpico no slalom gigante do esqui alpino nas Olimpíadas de Milão-Cortina, caiu logo na primeira descida do slalom e perdeu a chance de disputar sua segunda medalha nos Jogos de 2026.
O esquiador de 25 anos era um dos favoritos ao pódio nesta especialidade, porém sofreu uma queda na metade do percurso no Centro de Esqui Stelvio, em Bormio, em meio a uma constante queda de neve no circuito.
“A visibilidade é difícil. Você não tem ajuda da visibilidade para ler a textura da neve, e aí você precisa se conectar com o seu coração e esquiar com intuição”, declarou Braathen à Globo.
Dos 96 esquiadores na disputa, 50 não completaram a descida.
Outros dois brasileiros participaram da primeira bateria: Giovanni Ongaro, que é nascido na Itália, anotou o 32º melhor tempo (1m04s66), a 8s52 do líder Atle Lie McGrath, da Noruega, enquanto Christian Oliveira Soevik também não concluiu o trajeto.
O slalom é considerado a disciplina mais técnica do esqui alpino, já que as “portas” através das quais os atletas devem passar ficam mais próximas do que no slalom gigante.
Apesar da queda, essa é a especialidade de Braathen, responsável por 13 de suas 22 medalhas na Copa do Mundo de Esqui Alpino, contra nove do slalom gigante. Ele é o primeiro medalhista do Brasil e da América Latina na história dos Jogos Olímpicos de Inverno. (ANSA).