Louvre segue fechado pelo 2º dia após assalto cinematográfico

PARIS, 20 OUT (ANSA) – O Museu do Louvre, em Paris, permanecerá fechado por mais um dia devido ao assalto que chocou o mundo no último domingo (19).   

A reabertura de um dos museus mais famosos e visitados do planeta estava prevista para esta segunda-feira (20), mas a direção decidiu mantê-lo fechado ao menos até terça (21), enquanto as autoridades seguem na caça dos quatro ladrões envolvidos no crime.   

Os assaltantes entraram no Louvre por uma janela e levaram nove peças da coleção de joias e pedras preciosas na Galeria de Apolo, que abriga tesouros da antiga realeza francesa. A ação durou apenas sete minutos, e nenhum tiro foi disparado.   

Os bandidos usaram um guindaste acoplado a um caminhão para acessar o museu e depois fugiram de moto. Uma das nove peças furtadas ? uma coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, com 1,4 mil diamantes e esmeraldas ? foi encontrada danificada perto do prédio.   

“Eles foram diretamente para as vitrines e sabiam exatamente o que queriam. Foram muito eficazes”, disse a ministra da cultura da França, Rachida Dati, nesta segunda-feira, acrescentando que um dos assaltantes tentou incendiar o guindaste usado no crime.   

O assalto cinematográfico também acendeu o debate sobre a segurança nos museus do país, com o ministro do Interior, Laurent Nuñez, admitindo uma “grande vulnerabilidade” em locais como o Louvre.   

Já o ministro francês da Justiça, Gérald Darmanin, falou em “fracasso”. “Os ladrões conseguiram montar um guindaste na rua, colocar pessoas em cima e, em questão de minutos, roubar joias inestimáveis, passando uma imagem deplorável da França”, salientou. (ANSA).