Lothar Matthäus doa camisa usada por Maradona na final da Copa de 1986

Carlo Fumagalli/AFP
Foto: Carlo Fumagalli/AFP

Em maio deste ano, uma camisa da Argentina usada por Diego Armando Maradona contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 foi leiloada por US$ 9 milhões, cerca de R$ 46,4 milhões. A peça usada por Diego no México quebrou o recorde de arremate em leilões deste tipo.

Agora, outra camisa da Argentina de Maradona também chamou atenção. A peça foi doada por um dos protagonistas do jogo em que ela foi usada há 36 anos. O felizardo que recebeu o manto foi Marcelo Ordas, um colecionador.

Ordas confirmou que a camisa foi cedida pelo ex-jogador Lothar Matthäus, campeão com a Alemanha em 1990 em cima da Argentina, mas que estava na derrota para os argentinos por 3 a 2 quatro anos antes no México, na Copa em que Maradona brilhou.

Questionado sobre o valor da camisa em um possível leilão, o colecionado respondeu em entrevista à ESPN: “Não tem preço. Se começarmos a especular, talvez ultrapasse os 10 milhões de libras”.

“O importante é enfatizar que dinheiro nunca foi discutido. O que ele queria em troca era uma grande causa, que é justamente o que fazemos há 20 anos. É preservar a história do futebol mundial e ele entendeu, através desta proposta que faremos na Puerta del Sol, em Madri, que era o momento ideal”, acrescentou em relação a um evento que acontecerá na capital da Espanha na véspera da Copa do Mundo com seu museu de lendas.

Matthäus ressaltou que a relíquia vai ter um lugar especial no museu das lendas e revelou o proposito da doação.

“Você não pode comprar tudo com dinheiro. Por isso, quando Marcelo insistia, resolvi dar essa camisa para ele e para o povo argentino. Isso não tem preço”, acrescentou o histórico ex-jogador da seleção alemã que conquistou a Copa do Mundo na Itália 90.

“Espero que ele possa descansar para sempre na Argentina”, concluiu Ordas sobre seu desejo de que a icônica camisa que Maradona vestiu na final do México retorne ao seu país.