Lorena Comparato sobre viver Elize Matsunaga em filme: ‘Nenhum contato com ela’

Atriz aproveitou para comentar sobre seu papel na série 'Rensga Hits!' e a escalação de pessoas sem formação na área da atuação

Responsável por interpretar Elize Matsunaga no novo filme da Netflix que se baseia no assassinato real de Marcos Kitano Matsunaga, em 2012, Lorena Comparato detalha como tem se preparado para o difícil papel.

+ Wolf Maya critica avanço de novelas turcas e ‘k-dramas’ no audiovisual brasileiro

Em entrevista ao podcast IstoÉ Gente Entrevista, a atriz já adianta que não conheceu a mulher, condenada por matar e esquartejar o empresário em 2016, mas que pôde utilizar materiais como o documentário ‘Elize Matsunaga: era uma vez um crime’, da mesma plataforma de streaming, para estudar o caso.

“Infelizmente, assim… E felizmente, né? Não posso ter nenhum contato com ela [Elize Matsunaga]”, conta. “É claro que, quando eu, como atriz, vou retratar uma pessoa que existe, tem todo um cuidado. Um respeito muito grande, a todas as pessoas que a cercam. Mas a gente não pôde ter contato com absolutamente nenhuma pessoa que tinha relação com o caso.”

Ela também salienta que a obra se trata de um filme de ficção, e não um documentário. “Foi um trabalho bem distante e ela não ganha absolutamente nada com essa produção.”

+ Lorena Comparato sobre viver Elize Matsunaga na ficção: ‘Desafio’

Durante o bate-papo, a artista também aproveita para comentar sobre os cuidados para consumir conteúdos true crime – que analisam e detalham casos de crimes reais -, o debate sobre a escalação de pessoas sem formação na área da atuação para papéis de destaque e seus trabalhos em ‘Rensga Hits!’ e ‘Bonitinha, mas Ordinária’.

“A nossa profissão [artes cênicas] fala de coisas etéreas. Ela mexe com energias, com histórias e coisas que podem fazer muito mal a psique de uma pessoa se ela não tem uma base e o preparo”, afirma.

“Eu acho um pouco sacanagem não colocar uma pessoa que está lá, estudando e esperando uma oportunidade, só porque a outra tem um número ‘X’ de seguidores, ou porque tem um rosto ‘YZ’.”


** Estagiária sob supervisão