Durante todo o mês de fevereiro é possível encontrar festas, ensaios e blocos de Carnaval antes mesmo do feriado oficial. Por esse motivo, não é uma questão de gostar ou não da folia, mas sim de se organizar para curtir as comemorações e ainda, se quiser, aproveitar os quatro dias livres longe de São Paulo, afinal é unanimidade: O feriado é bem recebido até por quem odeia o Carnaval. A questão é fugir dos destinos óbvios para evitar perrengues típicos de lotações, como o trânsito das estradas. 

  1. Eldorado – SP (Parque Estadual Intervales)


Fotos Divulgação

Localizado a 250 km da capital, 30% do território ali é ocupado por Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Jacupiranga e o Parque Estadual Intervales que são áreas destinadas à preservação da Floresta Atlântica. O relevo do município é como em quase todo o Vale do Ribeira, montanhoso com vales profundos, quase sempre tomados por pequenos córregos e ribeirões de águas cristalinas e quedas d’ água de grande beleza, próprios para Ecoturismo e Turismo de Aventura. Em Eldorado não é permitido fazer nenhum passeio sem acompanhamento de guia, o que possibilita aprender muito sobre a natureza, o local e conhecer tudo que a região tem de melhor. 

2. São João Batista do Glória – MG

A cerca de 350 km de São Paulo, fica São João Batista do Glória, típica cidade do interior de Minas e uma das minhas preferidas. De acordo com o Comtur, Conselho Municipal de Turismo, o município tem pelo menos 130 cachoeiras. Algumas de fácil acesso, ótimas para quem vem a passeio com a família e crianças; outras perfeitas para quem gosta de se aventurar por trilhas mais difíceis e praticar esportes radicais. Como fica localizada em uma região montanhosa, o Glória também possui vales e serras de beleza inigualável como o Chapadão da Babilônia e o Vale da Babilônia, de onde se pode desfrutar de um visual incrível de toda a região e também da vizinha Serra da Canastra.

3. Ibiúna – SP

Localizada a 85 km de São Paulo, nas encostas da serra do Paranapiacaba, tem um clima bem de montanha com muitas cachoeiras e conta com o Parque Estadual do Jurupará, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica. A cidade possui um grande manancial, composto de rios, ribeirões, açudes, represas e quedas d’água. Na beira da represa, muitos hotéis e casas para locação.

4. Itatiaia – RJ

Itatiaia fica a 260 km de São Paulo, na divisa dos estados de Rio de Janeiro e Minas. Contemplado por suntuosas montanhas, cachoeiras e espaços para trilhas, o município fluminense também oferece opções de lazer no distrito de Penedo, uma charmosa colônia finlandesa. Ali que fica o Parque Nacional de Itatiaia, um dos melhores destinos de montanhismo do Brasil, com o pico das Agulhas Negras. O Parque oferece local para camping e a cidade possui diversas opções de pousadas em meio a Mata Atlântica.

5. Fole Pequeno, Ilha do Cardoso – SP

A Ilha do Cardoso é um parque estadual com entrada controlada pela praia de Cananéia, localizado quase na divisa de São Paulo com o Paraná, que fica a 261 quilômetros da capital paulista, com áreas de mata atlântica preservada, praias desertas e bons espaços para trilhas. As praias de Foles e Fole pequena estão entre as melhores opções de lazer do local, a primeira tem 600 metros de extensão e a outra um pouco mais de 300 metros.