O primeiro longa-metragem de Ursula Rösele, intitulado ‘Abre Alas’, estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 12. Produzido pela Sanar Produções e distribuído pela Embaúba Filmes, o documentário traz aos holofotes sete mulheres entre 53 e 85 anos para que elas contem as histórias de suas vidas.
Walkiria, Dora, Silvana, Sheila, Regina, Lorena e Heloísa discorrem sobre suas trajetórias, refletem sobre suas escolhas, contam lembranças e compartilham confissões. De diferentes origens socioeconômicas, as personagens performam suas próprias vivências, transformando o ato de falar em gesto e o trauma em arte.
A obra parte de uma proposta simples: escutar. Em alguns momentos, escutar, inclusive, o silêncio. São mulheres que enfrentaram violências, preconceitos, solidão e invisibilidade, mas que hoje se permitem rir, amar e existir com plenitude.
Com olhar atento, a cineasta Rösele, doutora em Cinema pela UFMG e pesquisadora da performance documental, constrói um filme que se equilibra entre o real e o simbólico. Inspirada por autores como Eduardo Coutinho e pela ideia de que “escrever é sanar”, a diretora transforma o set de gravação em um espaço de cura e criação coletiva. “Todo renascimento precede uma morte”, reflete. “Para que mulheres possam expressar, desejar e criar, é preciso que toda uma estrutura vibre, ruindo e renascendo”, complementa.
Premiado com o Melhor Destaque Feminino no Femina 2025 – Festival Internacional de Cinema Feminino, ‘Abre Alas’ é a escolha de Ursula por “uma rota do coração”, como define a própria diretora.
Confira as cidades e cinemas onde o filme será exibido:
Balneário Camboriú – SC
Arthousebc
Belo Horizonte – MG
Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Una Cine Belas Artes
Recife – PE
Cinema da Fundação
Salvador – BA
Circuito Saladearte
São Paulo – SP
Espaço Petrobrás de Cinema