Londres sediará conferência sobre crimes de guerra na Ucrânia

ROMA, 7 JAN (ANSA) – A cidade de Londres, capital do Reino Unido, vai sediar no próximo mês de março uma conferência em apoio ao Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) nos esforços para investigar possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia.   

O encontro reunirá representantes de diversos países no palácio Lancaster House e será copresidido pelo vice-premiê e secretário de Justiça britânico, Dominic Raab, e pela ministra da Justiça dos Países Baixos, Dilan Yesilgoz-Zegerius.   

O objetivo é aumentar o apoio financeiro e prático ao TPI e coordenar os esforços para garantir os meios necessários ao desenvolvimento dos inquéritos.   

“As forças russas precisam saber que não podem agir impunemente e que apoiaremos a Ucrânia até que a justiça seja feita. A comunidade internacional deve dar seu mais forte apoio ao TPI, de modo que os criminosos de guerra sejam responsabilizados pelas atrocidades a que estamos assistindo”, disse Raab.   

Segundo o vice-premiê, os ministros também discutirão formas de coletar e compartilhar provas de crimes de guerra e de ajudar as vítimas e testemunhas a depor “sem causar mais sofrimentos”.   

(ANSA).