MILÃO, 05 MAI (ANSA) – Epicentro da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Itália, a região da Lombardia anunciou nesta terça-feira (05) que a taxa de contágio da doença no local está menor do que a registrada na média nacional.
“Estamos fazendo um cruzamento de todos os dados que chegam e, com a ajuda de alguns pesquisadores, calculamos a taxa R 0. No momento, sabemos que na Itália a taxa é de 0,80 e aqui na Lombardia é de 0,75. Ou seja, cada pessoa contamina 0,75 pessoa, ou seja, não mais que uma”, destacou o vice-governador da região, Fabrizio Sala.
No entanto, o bom resultado não deve ser motivo para afrouxar os cuidados. Segundo Sala, é preciso “manter a taxa abaixo de um” e “isso é um dever de todos nós, de todos os cidadãos”.
O indicador R Zero é utilizado no mundo inteiro para determinar a velocidade de difusão da Covid-19. Para os especialistas, é preciso atingir um valor abaixo de um para que a pandemia possa ser freada e quase eliminada. Em um exemplo prático: em um país em que a taxa de contaminação esteja em R 2, cada 10 pessoas contaminam outras 20 pessoas, provocando uma propagação exponencial da Covid-19. Já no caso de uma taxa de R 0,80, em cada 10 pessoas, oito são contaminadas, causando um controle maior da difusão do novo coronavírus.
Os últimos dados da Defesa Civil, divulgados no início da tarde desta segunda-feira (04), mostram que a Lombardia tem 78.105 dos 211.938 contaminados registrados em todo o país. A região ainda contabiliza 14.249 mortos – sendo que o país tem 29.079 falecimentos da doença. (ANSA)