MILÃO, 28 JUL (ANSA) – O governo da Lombardia decidiu nesta quarta-feira (28) formalizar o pedido de estado de emergência para pelo menos seis províncias da região em decorrência da onda de mau tempo que atinge o norte da Itália.
Entre as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias estão Como, Varese, Lecco, Sondrio, Cremona e Mântua.
A decisão foi anunciada pelo governador da Lombardia, Attilio Fontana, em Blevio, durante uma fiscalização nas zonas do Lago de Como que também foram extremamente castigadas.
Logo depois, Fontana, o subsecretário do governo, Fabrizio Turba, e o presidente do conselho regional, Alessandro Fermi, fizeram uma visita em Cernobbio.
“Era um dever expressar pessoalmente a proximidade da região a toda a população que, especialmente nestas áreas, sofreu danos consideráveis”, afirmou o governador da Lombardia.
De acordo com Fontana, “tanto no que diz respeito à competência direta como no que diz respeito às intervenções de caráter nacional”, a administração local irá “avançar para ativar todos os procedimentos necessários”. “A nossa atenção será ao máximo”, enfatizou.
A situação da região de Como é uma das mais graves, principalmente porque, nas últimas horas, a chuva forte fez estragos consideráveis, fechou várias estradas e arrastou diversos carros após o rio transbordar. Somente nesta manhã, os bombeiros realizaram 60 intervenções de resgate devido às inundações e deslizamentos de terra. (ANSA)