AFP photo

A cerca de três mil metros de profundidade no Oceano Pacífico e a oitocentos quilômetros de distância da costa oriental da Austrália, uma equipe de pesquisadores e exploradores americanos localizou os destroços de um dos primeiros porta-aviões dos EUA: o USS Lexington, apelidado de Lady Lex. Sua importância: ele esteve presente na primeira batalha travada em todo o mundo entre porta-aviões, isso em 1942, no auge da II Guerra. O detalhe que faz crescer ainda mais o significado da descoberta é que na embarcação há carcaças de aviões que estiveram em combate – e muitas delas estão em incrível estado de conservação. Segundo os exploradores, sob o ponto de vista histórico trata-se do mais valioso “documento físico de arsenal” encontrado até agora, referente à II Guerra (o conflito começou em 1939 e terminou em 1945). O USS Lexington foi seriamente avariado guerreando contra dois porta-aviões japonenes, e, para que a sua tecnologia não caísse em mãos inimigas, sua sorte foi tragicamente selada: o próprio governo dos EUA, após resgatar os soldados que estavam nele embarcados, o bombardeou e o afundou de vez. A equipe que encontrou o porta-aviões é coordenada por Paul Allen, cofundador da Microsoft e filho de um veterano de guerra – ao longo dos últimos anos ele colocou muitos milhões de dólares nessa empreitada, fez de tudo para ver realizado o seu sonho de resgatar o Lady Lex. “Cumprimento Paul Allen e toda a equipe do navio de pesquisas Petrel, que encontraram o porta-aviões setenta e seis anos após o seu naufrágio”, disse Harry Harris, diretor do Comando do Pacífico. Harris é filho de um dos marinheiros que lutaram contra o Japão a bordo do USS Lexington.

2,1%

dos alunos pobres no Brasil, e somente 2,1%, têm bom desempenho escolar. Em um ranking de 71 países, o Brasil está na 62ª posição em aproveitamento do ensino (o primeiro é Hong Kong com 53,1%). Motivo do nosso fracasso: a baixa qualidade dos colégios para estudantes de baixa renda. Os dados são da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

ESPIONAGEM
Inglaterra ameaça boicotar a Copa

PRISÃO Sergei Skripal em seu julgamento na Rússia, em 2006: traição (Crédito:TASS via Getty Images)

Seguiam hospitalizados na Inglaterra em estado grave, até a quinta-feira 8, Sergei Skripal e sua filha, Yulia. Foram envenenados por meio de “agente tóxico que afeta o sistema nervoso”. Sergei é um ex-espião russo que, a certa altura, traiu o seu governo e passou informações aos ingleses. Ficou preso em Moscou e, em 2010, foi incluído numa troca de espiões entre o seu país, os EUA e o Reino Unido. Mudou-se então para a Inglaterra. Tudo leva a crer que Vladimir Putin ordenou o envenenamento. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, foi incisivo: “se comprovada a tese, boicotaremos a Copa”.

SAÚDE
Governo de Roraima já admite surto de sarampo

Divulgação

O governo de Roraima declarou que o estado já vive um surto de sarampo – doença erradicada no Brasil em 2015 e que volta agora com os imigrantes venezuelanos, segundo as autoridades (o que não quer dizer que não devemos acolhê-los). Há dez casos confirmados, quarenta sendo estudados e duas mortes. Cerca de dois mil refugiados foram vacinados nas ruas e abrigos.

RIO DE JANEIRO
R$ 25 mil por semana para ensinar a bandidagem

Até a quinta-feira 8, as Forças Armadas não tinham prendido os ex-fuzileiros navais e os ex-paraquedistas que estão ensinando aos traficantes do Rio de Janeiro como enfrentar as táticas dos militares. Ganham com as “aulas” R$ 25 mil por semana. Bem que Generais avisaram que a intervenção desgastaria a instituição.

COMPORTAMENTO
Abuso sexual na alta hierarquia da Igreja

Paul Crock

Começou na Austrália o interrogatório daqueles que acusam o cardeal e tesoureiro do Vaticano, George Pell, de crimes de abuso sexual em sua juventude (hoje ele está com 76 anos). Pell é a mais alta autoridade da Igreja Católica a receber tal acusação, e todos os casos teriam ocorrido no estado australiano de Vitoria. A juíza permitiu que uma testemunha se apresentasse com seu cão. Um dos advogados do cardeal ironizou: “pensei que cachorros fizessem bem para crianças carentes”. A juiza respondeu-lhe: “também são bons para adultos traumatizados”. Pell está afastado do trabalho no Vaticano, mas ainda tem o cargo. Essa corte, que agora ouve testemunhas, decidirá se o cardeal irá a julgamento.

TSE
A vitória da liberdade de expressão

STF

Durou setenta e duas horas – e mostrou que a sociedade civil está atenta a tudo que possa ameaçar a liberdade de expressão – a resolução do TSE anunciada na segunda-feira 5 pelo ministro Luiz Fux. Ela vedava nas pesquisas de intenção de voto quaisquer “indagações a respeito de temas não relacionados à eleição” – processos criminais de candidatos, por exemplo, não poderiam ser citados. Na quinta-feira o TSE revogou a resolução que poderia tolher o direito a informação. Foi vital para a revogação o democrático posicionamento da Associação Nacional de Editores de Revistas, Associação Brasileira de Jornalismo, Associação Nacional de Jornais e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.