O volume de diárias da divisão de Aluguel de Carros da Localiza apresentou crescimento de 47,9% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Na mesma base de comparação, a receita líquida cresceu 41,3%, como consequência da redução de 6,2% na diária média, em função do mix com maior participação em segmentos de menores tarifas médias e cenário competitivo.

Em seu release de resultados, a empresa destaca que nesse trimestre, a greve dos caminhoneiros afetou volume, diária média e taxa de utilização, sendo os principais impactos: necessidade de bloqueio de novas reservas, e maior no show no segmento de aluguel diário.

A empresa informa ainda que entre abril e junho a rede própria foi ampliada em 7 agências, passando de 384 no final de 2017 para 391 em 30 de junho, incluindo 3 agências anteriormente operadas por franqueados.

No final do segundo trimestre, informa, o sistema Localiza possuía 589 agências, sendo 522 no Brasil e 67 em outros 6 países da América do Sul.

Gestão de frotas

A divisão de Gestão de Frotas apresentou crescimento de 21,4% no número de diárias e 15,4% na receita no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, reflexo da redução de 6,0% na diária média.

No primeiro semestre houve aumento de 21,7% no volume de diárias e 16,3% na receita dessa divisão, em função da queda de 5,8% na diária média. Segundo a empresa, a queda na diária média da divisão de Gestão de Frotas reflete principalmente a precificação dos novos contratos em um contexto de menor taxa de juros.

Frota

A empresa informa ainda que o forte volume de diárias do primeiro trimestre, somado ao crescimento verificado no trimestre seguinte, demandou compra adicional de carros para aumento da frota. A Localiza comprou 39.541 e vendeu 23.626 carros. O resultado foi um aumento da frota em 15.915 carros e investimento líquido de R$ 672,4 milhões, no segundo trimestre.

Seminovos

Ao final de junho a rede de Seminovos da Localiza era composta por 100 lojas distribuídas em 66 cidades no Brasil. No semestre, foram vendidos 48.914 carros, representando crescimento de 20,7% em comparação ao mesmo intervalo de 2017.

Segundo a empresa, as vendas de carros entre abril e junho foram impactadas pela baixa quantidade de carros disponíveis para venda no início do trimestre em razão do forte crescimento na divisão de Aluguel de Carros, que resultou em uma menor desativação de carros entre março e abril, pela greve dos caminhoneiros e pela copa do mundo.

A empresa diz ainda que novas lojas serão abertas no segundo semestre para atender a necessidade de renovação da frota, mas não dá detalhes. (Beth Moreira – beth.moreira@estadao.com)