SÃO PAULO (Reuters) – A Localiza vai aumentar a aquisição de carros a partir do atual trimestre, citando maior oferta das montadoras, que estão também disponibilizando número maior de modelos econômicos, mais usados nos negócios da companhia.

“No segundo trimestre houve compra maior de carros ‘premium’ (com motores acima de 1.0), são carros que têm menos flexilidade para nós”, disse o diretor de finanças, Rodrigo de Sousa, em teleconferência com analistas.

A companhia divulgou na noite da véspera leve alta do lucro líquido ante o segundo trimestre de 2021, desempenho que ainda não incluiu os dados da Unidas, com quem a Localiza concluiu uma combinação de negócios no início de julho.

“Para o segundo semestre, o plano de compra combinado das duas companhias é muito mais pesado em relação a carros econômicos (1.0)”, acrescentou o executivo.

“Vamos começar a renovar a frota em um momento mais favorável, com retomada de produção, mix mais favorável (pendendo ao popular) e com varejo com sinais de desafio”, disse Sousa.

Com isso, a Localiza deve iniciar neste trimestre um processo gradual de redução da idade média de frota, que tende a continuar em 2023. Nos últimos meses, a idade média da frota da empresa subiu diante dos problemas das montadoras na entrega de veículos diante da crise no recebimento de autopeças e componentes eletrônicos. A idade média em elevação dos veículos significa mais custos de manutenção.

O executivo afirmou que a Localiza só teve acesso aos números completos da Unidas em julho, após a conclusão da união, e que o grupo deve divulgar um planejamento de médio e longo prazos em reunião com investidores no quarto trimestre. Estimativas de sinergias não foram informadas.

Paralelamente à compra de mais carros novos, a Localiza deve receber no final do ano um reforço de caixa considerável advindo da venda de 49 mil carros, além de parte de lojas e marcas da Unidas, para a Ouro Verde, o que deverá ajudar a companhia no processo de renovação da frota, disseram os executivos.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7B0V5-BASEIMAGE