Um edifício histórico relacionado com as pesquisas conduzidas durante anos pela cientista francesa Marie Curie será transferido “pedra por pedra” para evitar sua demolição, anunciou nesta quarta-feira a ministra da Cultura, Rachida Dati.

O Pavilhão das Fontes é um pequeno edifício na área histórica em que ficava o laboratório da cientista.

O atual Instituto Curie pretendia construir naquele local um prédio de cinco andares, com quase 2.000 metros quadrados, para abrigar um centro de Química Biológica especializado em pesquisas do câncer.

Mas a mobilização dos defensores do patrimônio histórico conseguiu a suspensão da demolição no início de janeiro.

Marie Curie foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel, recompensa que venceu duas vezes, nas categorias de Física e Química.

A ministra da Cultura confirmou em uma entrevista a uma emissora de rádio que o edifício “será deslocado por alguns metros”, para que o centro planejado possa ser construído.

Dati já havia solicitado há alguns meses a inscrição do Pavilhão das Fontes na lista dos monumentos históricos franceses.

“Esta posição permite conciliar a ambição médica e científica, ao mesmo tempo que se associa uma dimensão memorial muito importante”, explicou à AFP Alain Puisieux, diretor do centro de pesquisas do Instituto Curie.

pgr/jz/zm/fp