O ex-atacante sueco Freddie Ljungberg anunciou neste sábado sua saída do Arsenal, onde era auxiliar técnico na equipe principal, após ter sido o treinador interino entre a demissão de Unai Emery e a contratação de Mikel Arteta na temporada passada.

“Decidi renunciar ao meu cargo de auxiliar da equipe principal do Arsenal para continuar a minha experiência como treinador”, escreveu Ljungberg em sua conta no Twitter.

“Estou comprometido com este clube dentro e fora do campo desde 1998 e estou grato por todas as oportunidades que ele me ofereceu, primeiro como jogador e depois como treinador”, disse ele.

Ljungberg jogou nove temporadas com os ‘Gunners’, de 1998 a 2007, e fez parte da epopeia dos ‘Invincibles’, geração que se manteve sem derrota durante 49 jogos consecutivos no campeonato, incluindo toda a temporada 2003-2004 (com 26 vitórias e 12 empates).

No final de novembro, o sueco foi o técnico interino do Arsenal, depois que Unai Emery foi demitido devido a um início de temporada decepcionante.

Ele comandou o Arsenal em cinco jogos (uma vitória, dois empates e duas derrotas). O Arsenal então convenceu o espanhol Mikel Arteta a deixar o Manchester City, onde era assistente de Josep Guardiola.

“Estamos tristes por ver Freddie sair, pois sabemos o quanto ele ama o clube”, disse o diretor esportivo Edu, citado em um comunicado do clube.

“No entanto, sabemos que ele teve várias oportunidades nos últimos doze meses e se manteve no Arsenal. Agora ele tem a oportunidade de refletir sobre essas outras opções, o que é lógico neste momento de sua carreira”, acrescentou o dirigente brasileiro.

hap/dr/pm/aam