No Dia do Catador, 7 de junho, grandes empresas, com o apoio institucional de entidades setoriais, criaram o movimento “Juntos pela Reciclagem” para estimular uma mudança de hábito na forma como as pessoas lidam com os resíduos. Sua primeira iniciativa, desenvolvida pela agência de publicidade Publicis, foi a atualização do significado do substantivo masculino lixo na versão digital do Dicionário Houaiss da Língua Brasileira. A partir de agora, um dos seus significados será: “Qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado”.

O ressignificado se torna uma oportunidade para abrir diálogo com todos os elos da cadeia de reciclagem, além de estimular transformações tanto na iniciativa privada quanto na pública. Também tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade de separar e destinar de forma correta qualquer resíduo gerado. A ideia é trazer uma reflexão já que grande parte dos materiais são recicláveis e podem ter diversas utilizações após o uso, e não devem ser olhados como lixo.

A parceria inédita conta com Cargill, iFood, Nestlé, PepsiCo e Unilever. Como apoiadoras, estão as entidades ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), ANCAT (Associação Nacional dos Catadores) e as empresas Menos 1 Lixo e Yattó.

“Mostrar para a sociedade que o lixo pode ser transformado, traduz muito do nosso propósito na Yattó. Além de reciclar mais, precisamos educar os atores envolvidos nessa cadeia para viabilizar novas oportunidades e conscientizar os cidadãos sobre o potencial que temos de reutilizar materiais pós-consumo, principalmente aquelas embalagens pouco visadas: as flexíveis. E nós queremos mudar isso.” reforça Luiz Grilo, o Diretor de Novos Negócios da Yattó.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil reciclou em 2022 somente 4% das quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados no ano. Já de acordo com o Ibope, 70% dos brasileiros não separam o resíduo comum do material reciclável. À vista disso, a coalizão “Juntos pela Reciclagem” chega para construir uma nova consciência por meio da educação e do diálogo de transformação coletiva voltado para um problema comum em toda a sociedade.

“A reciclagem é essencial para a redução dos impactos no meio ambiente, para a conservação dos recursos naturais e para o estímulo à economia. Essa campanha tem o objetivo de ampliar, cada vez mais, a consciência sobre a importância da reciclagem, não pensando apenas no dia de hoje, mas também nas gerações futuras. É uma prática que deve ser incorporada por todos nós”, afirma João Dornellas, presidente executivo da ABIA.

Com o novo significado do lixo, o que antes era entendido como algo sem utilidade agora tem valor. Os resíduos são matéria-prima para a produção de novos produtos, gera renda para os catadores e catadoras de materiais recicláveis e contribui para preservar a natureza. “Lixo é algo que não deveria existir. O que pra muitos é descartável e sem utilidade, para quase 1 milhão de famílias é renda e sustento”, esclarece Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis).

“Promover qualquer mudança de hábito é um grande desafio, que precisa de um olhar sistêmico e de longo prazo. Por isso, a importância de unir esforços com um enfoque pré-competitivo, abraçando o papel que as empresas têm para contribuir com transformações positivas na sociedade. Acreditamos no poder dessa campanha para promover conscientização sobre o papel que cada pessoa tem na estruturação da agenda de reciclagem, enquanto damos visibilidade ao trabalho de diferentes atores vinculados à cadeia”, explica Barbara Sapunar, diretora executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil.

“É hora de ressignificar a palavra lixo e unir talentos, entre os diversos atores da sociedade, para criarmos um mundo onde o resíduo se converta em oportunidades. Este é o convite do movimento Juntos pela Reciclagem e, nós, da PepsiCo, reconhecemos o papel significativo que podemos e devemos ter. Há 70 anos em vários momentos da vida dos brasileiros e apostando no desenvolvendo do país, temos investido desde o estudo das embalagens do futuro, o desenvolvimento da cadeia de reciclagem brasileira, a inovação de novos materiais, educação para reciclagem e, o que nos dá o maior orgulho, o fomento das cooperativas de reciclagem, gerando empregos e renda para estes importantes agentes ambientais. Somente juntos e juntas transformaremos a realidade”, diz Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo.

“Nós estamos atuando como conectores na sociedade! O engajamento dessas empresas e associações mostra como isso pode ser transformador e deixa um legado importante. Cada um desses players tem investido em projetos com impacto positivo em suas comunidades, e quando a gente soma forças, o potencial de alcance é algo histórico no Brasil e nos enche de orgulho”, comenta o diretor-geral de Alimentos e Ingredientes da Cargill, Laerte Moraes.

“Iniciativas como o Juntos Pela Reciclagem comprovam a importância da colaboração e união de forças para a construção de um futuro mais sustentável, buscando fomentar atitudes mais conscientes para a preservação do planeta. No iFood, temos a meta de zerar a poluição plástica nas nossas entregas até 2025 e um importante fator nessa jornada é o apoio a projetos de reciclagem, logística reversa e economia circular, como parte do conjunto de compromissos ambientais da plataforma, que formam o programa iFood Regenera. Investimos constantemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento para nos tornar referência em operação de delivery sem impacto ambiental”, declara André Borges, head de Sustentabilidade do iFood.

“Nós sabemos da nossa responsabilidade em liderar inovações que impulsionam o consumo de plástico reciclado e promovam a circularidade do material na economia. Essa união de empresas representa mais um avanço em nossa agenda, que já é prioritária desde 2017 e que vem recebendo, ano a ano, ações e iniciativas de peso, como o Tratado Global do Plástico, ao qual aderimos em 2022 na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Continuaremos a nos empenhar em melhorar a saúde do planeta em parcerias, inovações e na conscientização sobre a importância da reciclagem”, reflete Suelma Rosa, head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever.

A atualização do verbete está disponível na versão digital do dicionário e o serviço da Amazon Alexa também já apresenta a nova nomenclatura. Em paralelo, está sendo feita uma campanha 100% digital de conteúdo educativo, com peças que serão compartilhadas por todas as empresas e associações apoiadoras para informar e estimular uma mudança nos hábitos e atitudes em relação a tudo o que descartamos.

Além disso, o movimento lança seu site www.juntospelareciclagem.com.br que traz um conteúdo informativo a partir do seguinte questionamento: “Eu, lixo? Sou transformação”.

“Acreditamos que a transformação da realidade da reciclagem no Brasil precisa ser protagonizada pelas empresas. Mas o papel da sociedade engajada é chave para que essa mudança ocorra, e as pessoas têm o poder – que muitas vezes elas desconhecem – de influenciar toda a cadeia a partir do seu consumo e, também, do seu pós-consumo.”, conclui Wagner Andrade, CEO do Menos 1 Lixo.