Livro ‘Vocês da Imprensa’ explora violência contra jornalistas no Brasil

O jornalista e pesquisador João Paulo Saconi
O jornalista e pesquisador João Paulo Saconi Foto: Crédito Bruno Mendonça/Divulgação

A crescente violência contra a imprensa no Brasil e seus impactos diretos na liberdade de expressão são o foco de “Vocês da Imprensa” (Máquina de Livros), o novo livro do jornalista e pesquisador João Paulo Saconi. Com lançamento marcado para 29 de julho, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a obra mergulha em um problema coletivo a partir de uma experiência pessoal do autor.

Saconi, que sentiu na pele os efeitos da hostilidade no início da carreira, debruçou-se sobre a questão, apresentando dados de uma pesquisa inédita realizada com 203 profissionais de todas as regiões do país. O levantamento revela como o exercício do jornalismo no Brasil vem sendo sufocado por ataques, ameaças, linchamentos virtuais e tentativas de silenciamento.

Vozes humanas e casos emblemáticos

Mais do que estatísticas, “Vocês da Imprensa” é um livro que dá voz a histórias reais de jornalistas que foram agredidos ou, em casos trágicos, perderam a vida. “Ouvi profissionais bem-sucedidos que, mesmo assim, deixaram de circular nas ruas ou cogitaram se mudar para o exterior com medo do que poderia acontecer aqui com eles e suas famílias”, afirma o autor, sublinhando o drama humano por trás dos números.

A obra destaca episódios emblemáticos envolvendo grandes nomes da imprensa brasileira como Vera Magalhães, Patrícia Campos Mello, Luiz Fara Monteiro, Renato Alves, Raquel Landim e Natuza Nery. Saconi também narra a emocionante história de Santiago Andrade, cinegrafista da Band morto em 2013 durante as Jornadas de Junho. Esse período, aliás, é apontado no livro como o início do crescimento dos ataques a jornalistas, que se intensificaram entre as eleições de 2014 e 2024, abrangendo momentos críticos como o impeachment de Dilma Rousseff e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O impacto na cobertura jornalística

A hostilidade enfrentada pela imprensa não afeta apenas a segurança individual, mas também a própria produção de notícias. “A hostilidade impacta a maneira como nós, jornalistas, pensamos as pautas e participamos de coberturas, assim como os cuidados que precisamos ter com redes sociais”, explica Saconi. O título do livro, “Vocês da imprensa”, é uma expressão frequentemente usada por fontes, entrevistados e pelo público para se referir aos jornalistas, refletindo uma percepção de que a categoria estaria “à parte do Brasil”.

A obra foi apresentada em primeira mão no 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo, no início de julho. Lançado pela Editora Máquina de Livros, o livro está disponível nas principais livrarias do país e em mais de 30 plataformas digitais no formato e-book.


SOBRE O AUTOR: João Paulo Saconi, 29 anos, é jornalista e pesquisador. Desde 2018, trabalha no jornal “O Globo”, cobrindo política nacional, economia e cultura, e atualmente integra a coluna Lauro Jardim.

FICHA TÉCNICA:

Capa do livro 'Vocês da imprensa'

  • Título: Vocês da imprensa – Violência contra a mídia brasileira pela ótica de um jornalista sob ataque
  • Autor: João Paulo Saconi
  • Editora: Máquina de Livros
  • Páginas: 192
  • Preços: R$ 70 (impresso) e R$ 42 (e-book)
  • Gênero: Jornalismo

LANÇAMENTO:

  • Data: 29 de julho de 2025 (terça-feira)
  • Horário: 19h
  • Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon
  • Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco 290, 2º piso