Livro póstumo revela que papa Francisco se preparava para morte

VATICANO, 8 SET (ANSA) – Um livro póstumo do finado papa Francisco será lançado na Itália na semana que vem e revela que Jorge Bergoglio já estava se preparando para a morte.   

“Il mio San Francesco” (“O meu São Francisco”) chegará às livrarias italianas no próximo dia 18 de setembro e reúne conversas do argentino com o cardeal italiano Marcello Semeraro, atual prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, ocorridas no fim de 2024.   

“Quando se é idoso, você percebe que não falta muito para o fim, e então se torna uma graça poder se preparar para a morte, poder reler o próprio passado agradecendo ao Senhor por tudo que nos deu”, disse Francisco, que morreria em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de parada cardiocirculatória, após uma longa batalha contra uma pneumonia.   

Segundo a editora Messaggero Padova, responsável pelo livro, Bergoglio autorizou a publicação pessoalmente uma semana antes de sua morte. Na obra, ele também fala sobre sua ligação com o santo que inspirou seu nome de pontífice e sobre temas que nortearam grande parte de seu magistério, como a defesa da criação, a paz, a fraternidade universal e a pobreza.   

“Há tantas formas de pobreza. A mais terrível e dolorosa, acredito, é aquela da solidão, que faz com que você veja a vida não como uma bênção, mas como um inferno”, afirmou. (ANSA).