ROMA, 6 DEZ (ANSA) – A Agência ANSA apresentou nesta segunda-feira (6), em Roma, a edição 2021 de sua tradicional retrospectiva fotográfica, o livro “Photoansa”, que reúne os fatos mais marcantes e significativos dos últimos 12 meses.   

A publicação reúne 365 imagens que retratam episódios que marcaram o ano fotografadas na Itália e em todo o mundo pelos repórteres da ANSA.   

Entre as principais fotografias há registros da campanha de vacinação anti-Covid, da chegada do primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, ao governo, além da vitória da Azzurra nos Jogos Olímpicos de Tóquio e nos campeonatos europeus de futebol.   

“Nesta edição as fotos dos enfermos nos leitos de terapia intensiva foram substituídas pelas filas para se vacinarem. O livro que em 2020 foi a monografia da dramática desorientação de uma nação e de um planeta enfermos, voltou a representar a complexidade e a multiplicidade da vida”, disse o presidente da ANSA, Giulio Anselmi.   

Por sua vez, o diretor da agência italiana, Luigi Contu, lembrou o papel decisivo da informação da ANSA nestes anos de pandemia.   

“Nunca paramos de tentar dar ao sistema de informação e à opinião pública informações corretas e sempre verificadas”, disse ele.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A apresentação do livro foi feita no museu Maxxi em Roma e contou com a presença do vencedor da final olímpica dos 100 metros, Marcell Jacobs, as medalhistas paraolímpicas Ambra Sabatini e Monica Contrafatto, o técnico da seleção italiana, Roberto Mancini, e o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò. Uma mensagem de vídeo do ganhador do Prêmio Nobel de Física, Giorgio Parisi, foi transmitida na cerimônia. O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, a diretora do laboratório de virologia do hospital Spallanzani em Roma, Anna Rosa Garbuglia, também participaram do evento. Todos os convidados foram entrevistados por Contu, ao lado dos jornalistas Maria Emilia Bonaccorso, Tiziana Torrisi e Piercarlo Presutti.   

A cerimônia terminou com a intervenção do CEO da ANSA, Stefano De Alessandri, que ressaltou que “o ano que se aproxima veio confirmar o resultado econômico positivo da ANSA, apesar da presença de importantes investimentos em inovação de produtos e processos; ao mesmo tempo caracterizou-se pela continuação da consolidação dos grandes valores que sempre caracterizaram a agência”. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias