Livro da ANSA reúne fotos de ano marcado por pandemia

ROMA, 11 DEZ (ANSA) – A Agência ANSA apresentará a partir deste sábado (12), em Roma, a edição 2020 de sua tradicional retrospectiva fotográfica do ano, o livro “Photoansa”, que reúne os fatos mais marcantes dos últimos 12 meses.   

Neste ano, o evento será dividido em três encontros para ilustrar três temas: “A trincheira da Saúde”, em 12 de dezembro; “As resistências”, no dia 16; e “A crise e o reinício”, no dia 17.   

O livro reúne as principais imagens que retratam episódios que marcaram “o ano que não esqueceremos”, principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

Entre as fotografias escolhidas estão uma do papa Francisco fazendo uma oração pela humanidade, frágil e desorientada, na praça São Pedro deserta, em um dia chuvoso, além de uma dos diversos caixões que foram transferidos em caminhões do Exército de Bergamo para outros cemitérios da Lombardia.   

A imagem de uma enfermeira, com vários equipamentos de proteção individual, que se abaixa para confortar um doente também está no livro, assim como a do presidente da Itália, Sergio Mattarella, com máscara no rosto, descendo sozinho as escadas do Altar da Pátria, em Roma. “Normalmente os livros falam do passado, remoto ou próximo.   

Essas páginas estão a todo vapor e procuram dar conta, com a maior fidelidade possível, do drama em curso”, escreveu o presidente da ANSA, Giulio Anselmi, no prefácio do volume.   

Nas páginas da edição de 2020 também estão disponíveis fotografias das cidades italianas vazias durante o lockdown para conter o avanço da Covid-19, os coros e flash mobs realizados nas varandas, os aplausos aos profissionais da saúde e o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, nas entrevistas coletivas para apresentar os decretos do governo com medidas restritivas.   

Entre público e privado, esperança e desespero, ímpeto e polêmica, as fotos ilustram a imensa tragédia que varreu o planeta. Além disso, o livro fotográfico também traz o movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”), os protestos e confrontos entre manifestantes e a polícia, e a corrida à Casa Branca, com o sorriso de Kamala Harris e a alegria dos apoiadores de Joe Biden, vencedores da eleição nos Estados Unidos.   

Já no fim do livro, é possível fazer uma viagem por algumas das milhões de imagens do arquivo da agência, que em 2020 completou 75 anos, para conferir as mudanças que levaram a Itália, ano após ano, a ser um dos países mais avançados do mundo. (ANSA)